Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Atrasou o Imposto de Renda? Entenda a multa por atraso

Atrasou o Imposto de Renda? Entenda a multa por atraso

VEJA SP | 6 junho 2024, 11h11


O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024 terminou nesta sexta-feira (31) e aqueles que atrasaram a entrega terão que pagar uma multa para a Receita Federal. Confira o que precisa saber sobre os prazos de entrega com atraso e valores da penalidade. 

Qual o valor da multa por atraso do Imposto de Renda de 2024?

Para os contribuintes que não possuem imposto de renda devido, porém, possuem bens que ultrapassam 300 000 reais, a multa é o valor mínimo, de 165,74 reais. 

Já para aqueles que possuem imposto devido, o valor é de 1% ao mês sobre o valor do IR calculado na declaração. A multa pode chegar ao máximo de 20% do valor do imposto de renda do contribuinte. 

Preciso calcular o valor da multa por atraso no Imposto de Renda de 2024?

O cálculo da multa pode ser feito de forma automática pelo Programa Gerador de Imposto de Renda. Ele utiliza como base o tempo corrido da data limite de entrega da declaração (31/5) até o envio dela pelo contribuinte. 

Para gerar o cálculo, basta entrar no programa, selecionar a opção de imprimir, localizado no menu ao lado esquerdo da tela, e clicar em “Darf de multa por entrega em atraso”. 

Também é possível emitir pelo portal e-CAC da Receita Federal, na opção Meu Imposto de Renda. 

Existe um prazo para pagamento da multa do Imposto de Renda de 2024?

O contribuinte tem até 30 dias após a entrega atrasada da declaração para realizar o pagamento da multa. Após este prazo, começam a correr juros com base na taxa básica (Selic). 

A multa por atraso interfere na restituição do Imposto de Renda de 2024?

Caso o contribuinte não realize o pagamento dentro do prazo de 30 dias após a entrega com atraso, o valor da multa será descontado da restituição. 

É possível contestar a multa por atraso do Imposto de Renda de 2024?

Caso não concorde com a multa, o contribuinte pode apresentar, dentro do prazo de 30 dias após a entrega da declaração, uma impugnação.

Compartilhe essa matéria via:

Mais de VEJA SP

Última edição
8 MAIO 2025

As facetas de Gregorio Duvivier