Assine por apenas R$ 9,90/mês

Fusca 1300 GL: a desconhecida série “relâmpago” de 1982

Tido por muitos como a mais rara versão do Fusca nacional, o 1300 GL aliava detalhes de sofisticação à economia do motor menos potente. Mas ficou marcado mesmo pela passagem efêmera no mercado

VW Klassik | 16 dezembro 2021, 16h17


Muitos desconhecem sua existência. Outros até já ouviram falar, mas nunca viram um exemplar de perto. E assim o Fusca 1300 GL segue como a mais rara e desconhecida versão do besouro já fabricada no Brasil. Lançado oficialmente em novembro de 1981, já como modelo 1982, o modelo ganhou as concessionárias sem fazer alarde e desapareceu da mesma maneira. Pelas tabelas de preços publicadas na época, é possível descobrir que não chegou sequer ao segundo semestre de 1982. Quantas unidades foram produzidas? Um mistério aparentemente sem solução. Propriedade do advogado e colecionador paulista Alexandre Arruda Pires, 37 anos, o conservadíssimo exemplar 1300 GL das fotos é um legítimo sobrevivente dessa versão tão curiosa quanto desconhecida. Pintado na cor bege Palha (código L-9926) e com apenas 29 mil km rodados, o modelo preserva os detalhes que diferenciavam o pacote de luxo oferecido pela fábrica, bem como as alterações que marcaram a linha 1982 do besouro no Brasil – caso dos novos comandos do painel, instrumentos quadrados e o volante da linha VW Gol com o lobo de Wolfsburg no botão da buzina. Por fora, chama atenção os faróis Arteb-Hella, enquanto as lanternas levam apenas a assinatura da nacional Arteb. As rodas de 14 polegadas (opcionais) exibem como data de fabricação 07/81. Outros componentes datados são os cintos de segurança (8/81) e o velocímetro (12/09/81), provando que este exemplar provavelmente foi um dos primeiros 1300 GL produzido. Ao que tudo indica, o Fusca 1300 GL foi um dos frutos gerados por uma política iniciada pela matriz alemã nos anos 1970 e inteligentemente copiada pela filial brasileira uma década mais tarde. Com a constante queda na curva de vendas indicando que a vida útil do Sedan estava chegando ao fim, o lançamento de versões especiais, normalmente baseadas em luxos a preços convidativos, visava não só tornar o Fusca mais competitivo e prolongar sua permanência no mercado, como de quebra acabava atraindo a atenção da mídia, conquistando holofotes que o besouro já não mais possuía. Foi assim com o Série Prata (1980), Série Especial “Love” (1984), Série Especial “Verde Cristalino” (1985) e o Última Série (1986). Apesar de ser uma versão e não uma “série especial”, podemos encaixar o 1300 GL neste raciocínio.

 

Requinte e economia

A única peça publicitária divulgada pela Volkswagen apresentava a versão GL como “O primeiro Fusca de luxo para quem se dá ao luxo de usar a cabeça”. Com isso, o fabricante destacava o fato do veículo oferecer o econômico motor 1300 atrelado a acessórios sofisticados, normalmente oferecidos apenas na versão mais cara com motor 1600. Externamente, o pacote diferenciado que acompanhava o modelo incluía lanternas “Fafá”, para-choques com borrachões de proteção, friso cromado no capô dianteiro, capas dos piscas dianteiros cromadas e tampa do motor com aberturas de arrefecimento. Por dentro, o 1300 GL trazia de fábrica janelas laterais traseiras basculantes, painel totalmente revestido com uma capa plástica preta, acendedor de cigarros, vigia com desembaçador elétrico e um requintado carpete alto cobrindo tanto o assoalho como a faixa inferior das laterais de portas. Por fim, todos os bancos eram totalmente forrados em tecido aveludado de qualidade, sendo que os dianteiros ofereciam apoio de cabeça revestido em courvin.

Além do luxuoso pacote padrão, o Fusca 1300 GL contava com opcionais que o colocava num patamar superior até mesmo quando comparado à versão 1600. Lista composta por tapeçaria marrom para os bancos e laterais de portas, sistema de ar quente para a cabine, relógio à esquerda do velocímetro, rádio AM/FM e rodas de 14 polegadas (5Jx14H) com seis aberturas oblongas de ventilação – idênticas às usadas no VW Brasilia e no Fusca 1600 –, montadas com pneus 5.90-14.

 

Continue a ler a matéria na edição da revista VW Klassik

Mais de VW Klassik

Última edição
17 SET 2021

Kombi turismo, a versão que tentou popularizar o camping no Brasil